Chefe de organização criminosa suspeito de envolvimento em mortes violentas é preso na Bahia
19/07/2025
(Foto: Reprodução) Wanderson Oliveira dos Santos foi preso durante a 'Operação Regresso'
Arquivo pessoal
O chefe de uma organização criminosa foi preso na madrugada deste sábado (19), em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele tem envolvimento direto com mortes violentas, tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores de idade.
Wanderson Oliveira dos Santos foi preso durante a "Operação Regresso". Nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão, equipes da PC, PF e PM cercaram e prenderam o homem, que possuía mandado de prisão em aberto.
Conforme a SSP, ele costumava se exibir armado nas redes sociais. Além de Wanderson, um comparsa dele, também foragido da Justiça, foi capturado.
Policial fica ferido após confronto na Bahia
Divulgação/CPR-Extremo Sul
Segundo a Polícia Civil, Wanderson também é suspeito de envolvimento no ataque contra uma viatura da Polícia Militar, que aconteceu em março na cidade de Eunápolis. Um policial militar ficou ferido, foi socorrido para um hospital da cidade e sobreviveu. (Veja imagem acima)
Na ocasião, a PM suspeitou de uma emboscada, já que os militares só foram ao local da troca de tiros após uma denúncia que relatava uma "colisão entre veículos que terminou em uma briga com uso de arma branca não detalhada".
Ao chegarem no local, os agentes foram recebidos a tiros disparados de cima de dois barrancos. Foi durante o revide que o policial militar foi atingido de raspão na perna. Os suspeitos fugiram.
LEIA TAMBÉM:
Chefes de organização criminosa com atuação no extremo sul da Bahia são presos em Minas Gerais
Advogado é preso por envolvimento na fuga de 16 detentos e no atentado contra diretor de conjunto penal na Bahia
Operação policial termina com uma morte em confronto e três presos no extremo sul da Bahia
Além do agente baleado, as duas viaturas usadas na ação policial ficaram com marcas dos tiros. Imagens cedidas pela companhia mostram buracos na porta e na janela dos veículos.
'Operação Conexão'
Operação em Minas Gerais prende dois homens de facção criminosa que atua na Bahia
Na quinta-feira (17), outros dois chefes de uma organização criminosa com atuação na cidade de Eunápolis, foram presos em Minas Gerais. Eles foram alvos de uma operação integrada, na região da cidade de Contagem.
Segundo informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os dois são responsáveis por ordenar ataques contra agentes do Estado, coordenar homicídios e comandar redes de tráfico de drogas no extremo sul da Bahia.
Um dos presos é suspeito de ser o responsável pela logística de distribuição de drogas da organização criminosa.
Já o outro é apontado como chefe operacional da facção nos bairros Gusmão e Centro, na cidade de Eunápolis, além de possuir histórico de envolvimento em homicídio qualificado com morte de uma criança como vítima colateral — quando alguém afetado negativamente por um crime não era o alvo principal da ação.
Além dos chefes da organização criminosa, a esposa de um deles e um comparsa acabaram presos em flagrante. Durante a abordagem, duas submetralhadoras foram apreendidas.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e, nas residências, foram encontrados aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos, armas e mais de 100 munições.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻