Escola de alto padrão pede apoio policial e reforça segurança após tiroteios em Salvador; suspeito morreu em último confronto
05/08/2025
(Foto: Reprodução) Tiroteio entre policiais e suspeitos assusta moradores do Engenho Velho da Federação
Uma escola de alto padrão localizada na Federação, em Salvador, pediu apoio policial e reforçou a segurança na unidade, após uma série de tiroteios no Engenho Velho da Federação. Os bairros são vizinhos e abrigam outras instituições de ensino.
O caso mais recente aconteceu nesta terça-feira (5), durante uma ação policial que terminou com um suspeito morto — a quarta morte em confronto na área em nove dias. Segundo relatos de moradores, os disparos foram ouvidos logo no começo da tarde, totalizando quase 15 minutos de confronto.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Em nota, a Polícia Militar (PM) detalhou que foi recebida a tiros durante o reforço de patrulhamento da área, e um dos homens escapou em um primeiro momento e entrou em uma edificação, onde deu início a um novo confronto.
Após o cessar dos tiros, conforme informou a PM, o homem foi socorrido, com ferimentos, para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
Homem morreu após troca de tiros com policiais no Engenho Velho da Federação
Reprodução/TV Bahia
No posicionamento, que foi enviado para pais de alunos, a escola detalhou que, além do apoio, foi pedida a presença no entorno da escola de agentes da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento na área. O reforço de segurança acontece especialmente nos horários de entrada e saída de estudantes.
Apesar das medidas, a instituição, que é bilíngue e tem mensalidade que pode passar de R$ 4 mil, destacou que a rotina de aulas segue normalmente, com todas as atividades pedagógicas acontecendo.
"Seguiremos atentos e em constante diálogo com os órgãos de segurança, tomando todas as medidas necessárias para garantir a proteção e a tranquilidade de nossa comunidade escolar. Agradecemos pela confiança de sempre e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos".
Os outros casos aconteceram no dia 24 de julho e no último domingo (3). A segunda ocorrência, inclusive, interrompeu o funcionamento da Escola Municipal Makota Valdina, localizada no Engenho Velho da Federação.
Segundo a Secretaria de Educação (Smed), 89 estudantes ficaram sem aulas durante a manhã de segunda-feira (4), em continuidade da situação.
O g1 procurou a PM, para saber sobre o policiamento na região, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Quatro mortes em nove dias
Operação da Polícia Militar no Engenho Velho da Federação deixa dois mortos
Na ocorrência do dia 24 de julho, dois suspeitos morreram. Na ocasião, moradores e funcionários de um prédio de classe média do bairro da Federação ficaram assustados.
Os trabalhadores chegaram a ser orientados a deixar a portaria do edifício, na região do Parque São Brás, por segurança. A administração do condomínio também recomendou que os condôminos evitassem sair de casa.
"Pedimos que, por segurança, ninguém se desloque para o prédio neste momento. Aos que já estão em casa, recomendamos que evitem sair até que a situação se normalize", escreveu a administração em uma mensagem de texto.
Na mesma ocorrência, conforme detalhou a PM, outras duas pessoas — uma mulher e um adolescente — foram conduzidas para a delegacia. No local, foram apreendidas:
duas submetralhadoras;
103 pacotes de maconha;
44 pinos de cocaína;
224 pedras de crack;
R$ 321 em espécie.
Polícia realiza operação no Engenho Velho da Federação em Salvador
Já no domingo (3), um suspeito morreu na Rua do Forno.
Segundo a PM, equipes da 41ª Companhia Independente faziam patrulhamento no bairro, quando avistaram um grupo de homens armados, em atitude suspeita.
Ao perceberem a aproximação dos agentes, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram, e o suspeito foi encontrado ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado, onde morreu.
Transporte e saúde afetados
O cenário de insegurança provocou interrupções no transporte e saúde da região.
Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), os coletivos deixaram de entrar no final de linha do Engenho Velho da Federação temporariamente, nas duas ocorrências. A normalidade do atendimento foi retomada depois.
Já no primeiro caso, as quatro unidades de saúde da região interromperam os atendimentos durante tarde, para assegurar a integridade física de servidores e pacientes, conforme pontuou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Carros da polícia foram vistos no bairro
Redes sociais
LEIA TAMBÉM:
Bahia tem cinco cidades entre as 10 mais violentas do Brasil; veja lista
Feira de Santana é a 10ª cidade mais violenta do Brasil
Criança é baleada enquanto participava de festival de pipas em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻