Estudante de cidade da Bahia fica em primeiro lugar em seleção de redações e assume vaga em programa do Senado Federal
24/08/2025
(Foto: Reprodução) Estudante de cidade da BA ocupa primeiro lugar e propõe plano de justiça climática
O estudante João Pedro Ferreira Santos, de 17 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, em Mutuípe, no interior da Bahia, assumiu a vaga de jovem senador pelo estado, dentro de um programa promovido anualmente pelo Senado Federal.
No primeiro dia de atividades do Programa Jovem Senador, ele se candidatou para a eleição da Mesa Diretora e foi eleito como presidente da Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais.
O projeto proposto pela comissão Sobral Pinto e aprovado em plenária dispõe sobre a rotulagem, a apresentação e a publicidade de alimentos ultra processados, a fim de promover segurança alimentar e nutricional, informações verídicas sobre o consumo dos mesmos, redução de desigualdades e garantia do bem estar de todos.
Natural de Mutuípe, João Pedro conquistou a vaga após vencer em primeiro lugar na seleção estadual de redações, que teve mais de 3,6 mil inscritos, promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).
Estudante de Mutuípe ocupa primeiro lugar e propõe plano de justiça climática no Senado Jovem
Redes Sociais
Ao g1, o jovem explicou que a rotina de preparação envolveu conciliar estudos, compromissos no Grêmio Estudantil, onde é presidente, e apoio da família. Inspirado nas aulas de Ecologia e Meio Ambiente e na trajetória de Chico Mendes, João estruturou sua proposta em reflexões sobre justiça social, sustentabilidade e protagonismo comunitário.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
O projeto elaborado pelo estudante propõe a criação do Plano Chico Mendes de Justiça Climática Popular, política nacional de reparação ambiental e fortalecimento de comunidades impactadas pelas mudanças climáticas. A proposta se estrutura em quatro eixos principais:
mapeamento participativo de territórios vulneráveis (favelas, quilombos, comunidades indígenas e periféricas) para identificar riscos e demandas locais
investimentos em infraestrutura, incluindo saneamento básico, moradias seguras, reflorestamento comunitário e acesso à água potável
fomento à produção agroecológica e às economias de base comunitária, com apoio técnico e financiamento público, especialmente para comunidades tradicionais
garantia de participação política das populações atingidas, com cadeiras reservadas em conselhos e conferências ambientais
“Sempre tive o interesse em homenagear figuras históricas ligadas à luta socioambiental, como Chico Mendes. A partir dele, consegui estruturar os quatro eixos do projeto, que nasceram de reflexões sobre justiça social, educação, sustentabilidade e os desafios enfrentados especialmente pelas comunidades da Bahia”, destacou João Pedro na justificativa de seu projeto.
O projeto elaborado pelo estudante propõe a criação do Plano Chico Mendes
Redes Sociais
A programação do Jovem Senador, que reúne estudantes de todo o país, tem duração de uma semana. No primeiro deles, os jovens subiram a rampa do Congresso Nacional e foram recebidos pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Randolfe Rodrigues (PT-AP). Além da posse simbólica, eles conheceram o Plenário, participaram de comissões temáticas e iniciaram os debates legislativos.
“A chegada ao Congresso Nacional foi indescritível: subir a rampa foi ao mesmo tempo motivo de orgulho e de medo, pois representava não só a Bahia, mas a confiança depositada em mim”, disse o jovem.
João presidiu ainda a Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais, onde debateu pautas como o consumo de alimentos ultraprocessados. “Foi uma responsabilidade imensa, mas também muito enriquecedora”, completou.
João presidiu ainda a Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais, onde debateu pautas
Redes Sociais
Orgulho para a escola e para Mutuípe
O jovem contou que decidiu participar do programa depois de conhecer a história da jovem senadora baiana de 2024, Ana Cecília.
“Assim que o edital foi lançado, procurei meu orientador Rafael para que me auxiliasse no processo de escrita da redação. Foram dias intensos de estudos, leituras e reflexões até que o texto alcançasse a forma que eu desejava. No fim do semestre, recebi a notícia de que, entre tantas redações enviadas, a minha havia sido escolhida em primeiro lugar pela Bahia”, detalhou.
O professor Rafael da Silva Santos, orientador da redação, acompanhou o estudante em Brasília e destacou a maturidade do aluno. "Minha orientação foi pontual, em pequenos ajustes de estrutura e clareza. O que mais chamou atenção na redação foi a profundidade com que ele relacionou a crise climática às desigualdades sociais. Ele conseguiu articular dados, reflexões e propostas de maneira madura, indo além do óbvio”.
Segundo Rafael, o tema já vinha sendo trabalhado em sala e em projetos do colégio, como o Clube de Ciências FelipinhoLAB, além da participação em feiras científicas como a Febrace e a Fenecit.
"É um marco histórico para a escola e para Mutuípe. Mostra que a juventude do interior da Bahia também pode ocupar espaços de decisão em nível nacional. A trajetória dele ensina que a escola pública é espaço de potência para todos, inclusive jovens pretos, periféricos e de minorias. O talento floresce quando encontra oportunidade”, disse o professor.
Ele presidiu ainda a Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais, onde debateu pautas
Redes Sociais
Rafael acredita que o jovem tem potencial de futuro parlamentar. “Ele tem todas as condições de contribuir para a política em nível nacional. O menino é bom! Vejo nele alguém capaz de transformar realidades com sensibilidade e preparo”.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da SEC, Iana Sara, também acompanhou a posse e destacou a importância do programa: “O Jovem Senador é fundamental para a formação cidadã. Na Bahia, temos ainda iniciativas como o Deputado Jovem Baiano, que fortalecem o protagonismo estudantil”, afirmou.
João Pedro ainda não decidiu qual carreira seguirá no ensino superior, mas disse que volta de Brasília mais motivado.
“Levo comigo a certeza de que essa conquista não é apenas individual. Quero que inspire os jovens da minha escola, da minha cidade e de toda a Bahia a acreditarem que podem ser protagonistas de mudanças. Após essa experiência, sigo ainda mais disposto a lutar por justiça, igualdade e sustentabilidade para todos”, relatou o jovem.
Ele presidiu ainda a Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais, onde debateu pautas
Redes Sociais
O jovem contou que decidiu participar do programa depois de conhecer história de jovem senadora
Redes Sociais
LEIA MAIS:
Filho de catadora de latinha é aprovado em universidade na Espanha e se prepara para intercâmbio
Estudantes baianas desenvolvem luvas biodegradáveis à base de sisal e conquistam reconhecimento nacional; conheça projeto
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence o Prêmio LED - Luz na Educação
Projeto que alfabetiza garis na Bahia vence o Prêmio LED - Luz na Educação
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻