Missa para celebrar remissão de câncer e retorno aos palcos: relembre momentos marcantes de Preta Gil na BA nos últimos anos
20/07/2025
(Foto: Reprodução) Filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal, cantora e empresária: a trajetória de Preta Gil
Nascida no Rio de Janeiro, a cantora Preta Gil tinha uma forte ligação com a Bahia – terra do pai dela, Gilberto Gil. A artista de 50 anos morreu neste domingo (20), em Nova York, nos Estados Unidos, em meio a um tratamento contra o câncer.
Nos últimos anos, Preta Gil fez questão de participar de momentos especiais com a família e os amigos em Salvador, cidade que tinha como "segunda casa".
Ela foi anfitriã do camarote Expresso 2222 durante o Carnaval de 2025 - onde recebeu muitas homenagens de famosos, como a cantora e amiga Ivete Sangalo, e de fãs - e tomou banho de mar Baía de Todos-os-Santos logo após a folia - o primeiro em mais de seis meses, e com autorização médica.
📲 Clique aqui e entre no grupo do Whatsapp do g1 Bahia
Relembre momentos marcantes de Preta Gil na Bahia
Malu Vieira/g1/Reprodução Redes Sociais
Foi em Salvador que Preta celebrou a remissão do câncer do intestino, descoberto em 2023. Na primeira sexta-feira do ano de 2024, ela se vestiu toda de branco, como mandam religiões afrobrasileiras, e foi até a Igreja de Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos, no Centro Histórico, ao lado de familiares e amigos.
Juntos, eles participaram de uma missa e comemoraram o que, naquele momento, era considerada a cura de Preta Gil - meses depois o câncer reapareceu em outras partes do corpo da artista
Na capital baiana, a artista também retornou oficialmente aos palcos após a primeira etapa do tratamento contra a doença, participou de show da família Gil na Concha Acústica do Teatro Castro Alves e foi homenageada pelo pai na abertura da turnê "Tempo Rei", na Arena Fonte Nova.
Amiga de Ivete Sangalo, Márcio Victor, Lore Improta e O Kanalha, a carioca viveu diversos momentos especiais na Bahia. Relembre:
'Missa da cura'
Preta Gil reúne amigos e familiares durante missa em Salvador
Em janeiro de 2024, a artista reuniu amigos e familiares em uma missa para celebrar o que, naquele momento, era considerada a cura da artista, diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. O momento religioso e festivo aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma das mais antigas e famosas do Centro Histórico de Salvador.
Estavam presentes na celebração o pai da cantora, Gilberto Gil, a atriz e apresentadora Regina Casé, além de outros amigos da família, como o escritor Clarindo Silva, os cantores Armandinho e Del Feliz, que tocaram e cantaram o Hino ao Senhor do Bonfim. Os convidados vestiram blusas brancas com uma foto de Preta Gil estampada.
“Estou aqui para receber uma benção que é estar viva. Isso é muito gratificante, hoje realmente só tenho gratidão”, disse ao g1 na ocasião.
Preta Gil se divertiu com amigos baianos em ultima postagem nas redes sociais; assista vídeo
Retorno aos palcos
Preta Gil se emociona após ser reverenciada em show de Gilberto Gil em Salvador
Quatro dias antes da missa, a artista brilhou no palco do Festival Virada Salvador, ao lado da família, na primeira apresentação após o fim do tratamento contra o câncer no intestino.
O show foi em uma data simbólica: o primeiro dia do ano de 2024. Gilberto Gil apresentou ao público todos que participavam do espetáculo e exaltou a presença da filha. "Com a ajuda da medicina e dos orixás, Pretinha aqui de volta com a gente", disse o patriarca da família, visivelmente emocionado.
Sob fortes aplausos e ao lado da neta, Sol de Maria, Preta agradeceu o carinho do público. "Nós vencemos, família!", afirmou a cantora.
Em nota, Filberto Gil diz que família está providenciando a repatriação do corpo de Preta
Preta Gil no palco do Festival Virada Salvador em 2024
Joilson César/ Ag. Picnews
Participação em show da família
Mesmo em tratamento, a cantora conseguiu participar do show da turnê “Nós, A Gente”, que reuniu praticamente toda a família Gil no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2023.
A artista cantou junto com os parentes e também cantou músicas do seu repertório pessoal, como “Vá Se Benzer”, gravada em parceria com a madrinha, Gal Costa, que morreu em novembro de 2022.
Logo após o refrão que diz "Eu, sou eu, diz ai quem é você", Preta decidiu reforçar sua identidade e a plateia respondeu com gritos
"Eu sou Preta Maria, uma mulher negra, gorda e bissexual. Estou me tratando de um câncer e vou me curar. Estou solteira e sou filha do imortal Gilberto Gil", declarou a artista, conhecida também por defender causas das pessoas pretas, gordas e LGBTQIA+.
Ivete Sangalo e Daniela Mercury fizeram participação especial em show de Gilberto Gil na BA
No dia 2 de julho, a artista publicou uma foto na frente da Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Na legenda, Preta escreveu apenas a palavra “agradecer”. Muitos fiéis vão à igreja construída no século XVIII para fazer pedidos ou agradecer por graças alcançadas.
RELEMBRE:
'Maratona' em camarote, looks especiais e homenagens: como foi o último Carnaval de Preta Gil
Carnaval, banho de mar e homenagem de Gil: os últimos momentos de Preta na BA antes de viajar para os EUA
Amizade com O Kanalha
Preta Gil curte show do O Kanalha em micareta na Bahia e define relação com cantor
Nos últimos anos, a vida amorosa de Preta Gil também apareceu no noticiário. Após a separação conturbada com o treinador físico Rodrigo Godoy, cujos traumas foram detalhados na autobiografia da artista, ela também viveu uma relação que definiu como “amizade gostosa” com o cantor de pagode Danrlei Orrico, conhecido como O Kanalha.
Além de trocarem comentários sugestivos nas redes sociais, os dois foram vistos diversas vezes juntos e levantaram rumores de romance, que nunca foi assumido por nenhum deles. Em abril de 2024, Preta acompanhou o desfile do cantor em um trio elétrico na Micareta de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador.
"A gente é muito amigo. Acho que as pessoas têm que se acostumar, porque a gente vai ser visto juntos muitas vezes sou muito fã dele, estou aqui para prestigiar ele", declarou, na ocasião.
Em agosto, logo após a cantora anunciar que o câncer havia voltado, O Kanalha falou sobre a amizade com ela durante a participação no Festival de Inverno. O artista revelou que não estava sendo fácil se concentrar no trabalho naquele momento.
"Não está sendo fácil estar aqui hoje fazendo meu trabalho. Poder cantar, estar com a cabeça no trabalho... É muito difícil. Queria muito estar do lado dela, com a 'mão dada', fortalecendo", disse.
LEIA MAIS:
Preta Gil entre o amor, a dor e a coragem; relembre a trajetória da cantora e empresária que morreu aos 50 anos
FOTOS: veja imagens da vida e da carreira de Preta Gil
Carreira de sucesso
Preta Gil durante desfile no Carnaval de Salvador, em 2020
Elias Dantas/Ag. Haack
Filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal Costa, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o hit "Sinais de Fogo", composição de Ana Carolina feita especialmente para a amiga. O disco recebeu críticas por ter a cantora, que já enfrentou racismo e gordofobia, nua na capa
Durante toda a carreira, Preta Gil lançou quatro álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois DVDs, além de uma série de singles e videoclipes. Lançou parcerias musicais com Ivete Sangalo, banda Psirico, Gal Costa, entre muitos outros nomes.
Também participou de novelas e programas de TV, além de ter lançado carreira como empresária do ramo de mídias digitais e marketing de influência.
Preta é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira mulher do cantor. Da relação, o casal ainda teve Pedro e Maria.
Além dos dois, Preta tem mais cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José, e Bela Gil (da relação do cantor com Flora).
Ela deixa um filho, o cantor Francisco Gil (fruto do casamento com o ator Otávio Muller), e uma neta, Sol de Maria, de 9.
Tratamento nos EUA
Preta Gil com a família antes da virada de ano para 2025
Redes Sociais
A cantora estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença. O primeiro diagnóstico veio em janeiro de 2023. Um ano depois, Preta declarou que estava curada do câncer de intestino e participou de uma missa para agradecer, em Salvador.
Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer voltou a aparecer em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas, desta vez no exterior.
Nos EUA, a artista continuou seu tratamento contra o câncer, com foco em terapias experimentais. Ela estava hospedada em Nova York e viajava para Washington, onde era atendida em um centro médico especializado.
Câncer de Preta Gil: veja os locais afetados
Arte g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻