Postos do SAC ampliam atendimento em Salvador para emissão da nova CNI

  • 30/09/2024
(Foto: Reprodução)
Unidades localizadas nos shoppings Barra e da Bahia passam a funcionar em esquema especial a partir desta segunda-feira (30). Posto do SAC Shopping Barra, em Salvador Carol Garcia/GOVBA Os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalados nos shoppings Barra e da Bahia, ambos em Salvador, ampliaram o horário de atendimento exclusivamente para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir desta segunda-feira (30), as duas unidades passam a atender das 7h30 às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h, aos sábados, somente para esta demanda. Atualmente, cada unidade oferece 144 vagas por dia para agendamento durante a semana e 54 aos sábados. Com a ampliação, esses números crescem para 225 e 126, respectivamente, o que representa um aumento de 56% na capacidade de atendimento semanal e 133% aos sábados. Na soma dos dois postos, a ampliação resulta em, aproximadamente, 3.816 agendamentos mensais. Conforme a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), este esquema vai operar durante três meses. O atendimento da CIN é realizado através de agendamento, que deve ser feito pelo aplicativo do SAC, pela internet ou pelos telefones (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Para fazer a carteira é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O RG antigo tem validade até 28 de fevereiro de 2032. Governo da Bahia anuncia 30 mil vagas para exames de mamografia gratuitos; veja lista de locais e como fazer inscrições Conheça a nova carteira de identidade Modelo da nova carteira nacional de identidade Itep/Divulgação A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o "novo RG". A primeira via do documento é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. O documento segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. A CIN permite incluir outros números de documentos como: nome social, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, tipo sanguíneo e fator RH, doador de órgãos, além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e de dados. A carteira tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/09/30/horario-nova-carteira-de-identidade.ghtml


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